Fui Demitido! Ainda Posso Receber o PIS?

Como você deve saber, o PIS é um benefício trabalhista que permite que o funcionário da rede particular receba um abono salarial, se preencher os requisitos necessários. Mas no caso do funcionário que foi demitido antes de conseguir sacar o seu PIS, ele ainda pode receber o valor em questão? Confira estas e outras informações, lendo o texto a seguir:

Quem tem direito ao PIS?

De acordo com as regras do PIS, pode receber o pagamento PIS 2019, o funcionário que:

  • Estiver devidamente cadastrado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), os dados do funcionário devem ser informados pelo empregador;
  • Tiver trabalhado por pelo menos, 5 anos, mediante a carteira assinada;
  • Tiver exercido suas funções com a carteira assinada para uma empresa mediante remuneração por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de recebimento do benefício;
  • Receber até dois salários mínimos por mês, durante o ano base.

Está de acordo com os requisitos do PIS? Então você deve conferir o a tabela PIS 2019 e ficar por dentro de tudo!

Quem foi demitido ainda pode receber o benefício?

Pode ter direito ao benefício do PIS, o trabalhador que preencher os requisitos do mesmo. Mas no caso do trabalhador que foi dispensado de suas funções. É necessário que este trabalhador tenha exercido suas funções com a carteira assinada em uma empresa particular, por pelo menos 30 dias, no ano anterior ao recebimento do PIS.

Mas vale ressaltar que além do requisito principal de trabalhar pelo período mínimo no abo base, o funcionário deve estar de acordo também com as outras circunstâncias do benefício.

Portanto, não deixe de verificar a sua situação através da Caixa Econômica Federal ou do aplicativo do FGTS. Confira o benefício através do sue número do PIS.

Como sacar o abono salarial?

Quem tem o Cartão Cidadão pode realizar a consulta de valor, retirar extrato e sacar através do mesmo. O Cartão Cidadão permite muitas facilidades para o brasileiro.

Uma outra opção, principalmente para quem não dispõe do Cartão Cidadão, é ir direto em uma unidade da Caixa Econômica Federal com seu documento de identificação oficial com foto. Já as pessoas que são correntistas da Caixa, podem receber o benefício diretamente em sua conta.

O valor máximo do PIS é de até um salário mínimo. Como o salário base pode mudar de ano para ano, é importante verificar de acordo com o ano de recebimento do benefício. Confira e realize o saque!