Fui demitido! Como recorrer ao seguro desemprego?

Infelizmente, ninguém está livre da demissão e esta possibilidade pode causar muita dor de cabeça para o trabalhador. Entretanto, em contrapartida, vale lembrar que, trabalhando com a carteira assinada, você estará protegido por seus direitos trabalhistas. Um destes direitos é o seguro desemprego.

Se você foi demitido ou está de aviso prévio, descubra a seguir como recorrer ao seguro desemprego.

O que é o seguro desemprego?

O seguro desemprego é um auxílio financeiro oferecido a fim de amparar o trabalhador recentemente demitido. É um dos direitos mais importantes do trabalhador brasileiro e pode fazer toda diferença para você.

Em caso de demissão, é indispensável ficar atento às informações da habilitação seguro desemprego e solicitar o benefício dentro do prazo estabelecido.

Quem tem direito?

O primeiro requisito para receber o seguro desemprego é exercer suas funções por intermédio da carteira de trabalhado assinada. Vale lembrar também que só pode solicitar o auxílio, o funcionário que for dispensado de seu cargo sem apresentação de usta causa. Caso contrário, o contribuinte não pode solicitar o seguro desemprego.

Outro requisito para poder solicitar o benefício, é o tempo de prestação de serviço. As parcelas do seguro são divididas entre 3 e 5 meses. Para receber 3 parcelas, é necessário ter contribuído por, no mínimo, 9 meses. Já as 4 parcelas são pagas para quem trabalhou por 12 meses. O número máximo de parcelas é destinados a quem prestou serviços por, pelo menos, 24 meses.

Qual o valor a receber?

É importante mencionar, quanto ao valor do seguro desemprego que ele pode sofrer reajuste se o salário mínimo vigente for modificado. A quantia a ser recebida irá variar de situação para situação, por isso é importante estar atento à tabela do seguro desemprego.

Para saber quanto você rá receber, é preciso considerar os últimos três salários anteriores à dispensa e cacular a média dos três.Assim você saberá o valor das parcelas do auxílio que você irá receber.

Como recorrer ao benefício?

Para solicitar o benefício, você deverá realizar o agendamento do seguro desemprego e comparecer na data marcada com a sua documentação completa.

Os órgãos por este tipo de serviço são a Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), Sistema Nacional de Emprego (SINE) e outros postos credenciados pelo Ministério do Trabalho (MTb).

Quando for aprovado, você poderá fazer o saque do benefício através da Caixa Econômica federal. Não se esqueça de solicitar o agendamento dentro do prazo estabelecido pelo Ministério do Trabalho!