Saiba quais documentos devem estar em dia antes de viajar

Viajar com a família ou amigos sempre é uma experiência positiva. Mas antes de sair de casa é necessário tomar alguns cuidados, em especial com a documentação. É importante que todos os documentos a serem utilizados no trajeto estejam em dia, devidamente regularizados. Quais são eles? Confira a seguir.

Documentos que devem estar em dia antes de viajar pelo Brasil

Mesmo estando em território nacional é preciso identificar quem você é. O primeiro passo é ter em mãos documento oficial com foto, que pode ser Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.

Em se tratando de documentos pessoais, antes de viajar é preciso pensar sempre nos menores de idade. Acompanhados dos pais necessitam de seus documentos pessoais, são eles:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Registro de nascimento.

Por muitos anos os pais necessitavam apenas do Registro de Nascimento. Atualmente esse é válido apenas para menores de dois anos. Desta idade em diante é necessário ter todos os documentos pessoais da criança. Podem ser solicitados em qualquer idade.

Não são válidos como documentos oficiais para viagens:

  • Carteira de estudante – apenas para obter desconto;
  • Carteira de clubs e associações;
  • Carteiras de filiações sindicais – apenas para obter descontos.

Documentos para quem vai viajar de carro no Brasil

Ao viajar de carro em território nacional o veículo também necessita de sua documentação em estado regular. O Bradesco IPVA 2018 é um dos exemplos que não pode faltar. IPVA não pago(e consequentemente o DPVAT) significa veículo irregular, seja ele qual for. Pode levar a multa, apreensão do bem e pagamentos de taxas extras. A regra vale para território nacional. 

O motorista não pode esquecer de sua Carteira Nacional de Habilitação. Ela deve estar válida, sendo provisória ou não. Os documentos do veículo também devem estar todos regulares e com as devidas taxas pagas.

Documentos que devem estar em dia antes de viajar para o exterior

Ao sair do território nacional o brasileiro deve ser devidamente identificado em todos os locais. E saindo do território nacional a sua Carteira Nacional de Habilitação deixa de ser um documento válido. O que vale agora é o passaporte.

O passaporte é o documento do viajante para ser utilizado em todos os momentos no exterior. A identidade não serve mais, mesmo sendo importante ter em caso de perda de outros documentos. E como há muitos protocolos para solicitar o passaporte e taxas a serem pagas é necessário solicitar com o máximo de antecipação possível.

Os parceiros do Brasil em relações diplomáticas não exigem vistos e entram nessa regra todos os países da América Latina. Os demais necessitam de visto a ser solicitado na embaixada de cada país. No geral são no mínimo 90 dias de antecipação para a solicitação do visto no passaporte que já deve estar em mãos.

E se for dirigir no exterior é necessário uma permissão especial. Ela é solicitada do Departamento de Trânsito de sua cidade e pagar a taxa para obter a licença especial. Sem ela não é possível dirigir em outro país.